A Logística é responsável pela integração e sincronia entre dois fluxos: o de informações e o físico. Através da logística é possível assegurar a satisfação do cliente ao longo do tempo, em cadeia desde os fornecedores, transportes, distribuidores, varejista, clientes, fluxo de materiais, recuperação e reciclagem, fluxo de informação, fluxo financeiro e recursos humanos.

Ao longo do tempo, a logística evoluiu, passando de ações isoladas para ações sinérgicas, ou seja, à logística integrada e, recentemente como gerenciamento da cadeia de suprimentos, (supply chain management- SCM).

Logistica SCM

Podemos destacar as seguintes áreas da Logística Integrada que são analisadas em um processo de diagnostico:
  • Gestão de compras (suprimentos) – Qualificação e pontuação de fornecedores; fluxo de compra, analise e alçada de aprovação; sourcing estrategic; processo de compras Spot; gestão de contratos; analise de TCO e EPV.
  • Gestão de Estoque –  Analise do PDM dos SKUs; analise ABC; parametrização quanto a: níveis de estoque, critério de reposição, estoque mínimo; analise de rotatividade e rastreabilidade quando necessária.
  • Armazenagem – Analise do fluxo de movimentação de materiais; identificação física e estrutura do armazém; controle de localização física dos materiais; adequação as normas das agências regulatórias; medição de produtividade; critérios de inventários;
  • Distribuição/Transporte – Analise do fluxo de saída de produtos; analise de ABC de clientes; roteirização de entregas; analise do fluxo de faturamento; analise do custo de transporte; analise de custo de frete;
  • Planejamento produção – PCP –  Hoje já consideramos a área de PCP como parte integrante da área de logística empresarial, e este assunto é tratado na área de atuação de produção.
  • Ferramentas avançadas – Analise de viabilidade de implementação de ferramentas informatizadas de WMS (warehouse management system), TMS (transportation management system) e OMS (order management system) e Forcast (previsão de vendas)
  • Indicadores de Performance – KPIs – Revisão e ou implementação de indicadores de desempenho para monitoramento dos principais processos, avaliação da produtividade e desempenho financeiro.